CENTRO DE DIAGNSTICO POR IMAGEM
DR. MATSUSHITA

Radiologia Geral, Contrastada e Especializada Digital

Mamografia de Alta Resoluo e Baixa Dosagem Digital

Ultra-sonografia Geral e Endocavitria

Color Doppler

Densitometria ssea

Tels: (31) 3201-9730 / (31) 3201-5634 / Fax: (31) 3271-1016

EXAMES

...................................

ULTRASSONOGRAFIA DA TIREÓIDE

......................................................................................

Introdução

As imagens por ultrassonografia também denominadas de Ecografia, supõem expor parte do corpo a ondas acústicas de alta freqüência para produzir imagens no interior do corpo. As imagens ultrassonográficas não utilizam radiações ionizantes. Como as imagens ultrassonográficas são capturadas em tempo real, podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo, como também o sangue que flui pelos vasos
sanguineos.
A ultrassonografia da Tireóide produz a imagem da glândula tireóidea. A glândula tireóidea se insere na parte anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão, e tem a forma de uma borboleta, com um dos lobos de cada lado do pescoço conectados por uma faixa de tecido estreita..

Indicações

Em geral, o ultrassom da tireóide se usa para ajudar o diagnóstico de:
. Nódulos tireoidianos
. Tireóide que não funciona adequadamente
. Guiar a agulha para punção biópsia aspirativa

Preparação

Não requer um preparo prévio.

Equipamentos

Os equipamentos ultrassonográficos consiste de um console que contém um computador e sistemas eletrônicos, uma tela de visualização para vídeo e transdutores que são utilizados para fazer uma varredura sobre a estrutura ser avaliada. O transdutor ou sonda é um dispositivo portátil pequeno que se parece com um microfone e que se encontra conectado ao equipamento por meio de um cabo. O transdutor envia uma onda sonora de alta frequência e logo busca uma onda sonora de retorno o eco.
A imagem por ultrassom é imediatamente visível na tela contígua que se assemelha a um televisor ou a um monitor de computador.

Realização

Paciente em decúbito dorsal, com um travesseiro nas costas, para o pescoço ficar um pouco pendente.
Principios
As imagens por ultrassom estão baseadas no mesmo principio que se relaciona com o sonar utilizado pelos morcegos,submarinos,barcos e pescadores.
Em um exame ultrassonográfico, um transdutor envia as ondas sonoras e registra as ondas causadas pelo eco. Ao pressionar o transdutor contra a pele com o gel, dirige o fluxo de ondas sonoras de alta freqüência inaudíveis ao corpo. A medida que as ondas sonoras refletem nos órgãos sólidos e tecidos internos, o transdutor registra as alterações mínimas que se produzem em tom e direção do som.. Um computador mede e mostra estas ondas em imagens em tempo real no monitor e são estas ondas de forma instantânea, criando imagens em tempo real no monitor.capturadas para documentações necessárias.

Benefícios e Riscos

Benefícios

. Não é invasivo e em geral não é doloroso.
. Pode ser repetido tantas vezes quanto forem necessárias e de baixo custo.
. Não utilizam radiações ionizantes.
. É um ótimo procedimento para se avaliar as partes moles
. Pode ser utilizado para o diagnóstico e o controle de mulheres grávidas.
. O ultrassom proporciona imagens em tempo real, tornando-se uma boa ferramenta para guiar procedimentos minimamente invasivos, tais como biópsias aspirativas.

Riscos

Não se conhece nenhum efeitos nocivos produzidos pela ultrassonografia diagnóstica.

................

Voltar

Rua Caets, 530 - Salas 214 a 219 - CEP: 30120-080 - Centro - BH / MG. 30120-080.
Copyright 2010 - Centro de Diagnstico por imagem Dr. Matsushita.